quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Nove Poetas à Procura de uma Edição

Nove Poetas à Procura de uma Edição

O Movimento poético e literário, latente em Mauá há larga data, é responsável pelo fato de a cidade ter o cognome de “Cidade da Poesia” e, finalmente, depois de marchas e contramarchas, entendimentos e desavenças, está começando a renascer, desta vez mais estruturado, em torno de uma associação, que terá o nome de “Grupo Vida Nova” (*). O objetivo primordial é, entre outros, editar, cooperativamente, os seus livros.Inicialmente, está sendo preparada uma antologia com os nove poetas que iniciaram o movimento, e futuramente, poderão ser editadas novas obras, antológicas ou individuais, desses autores ou de outros elementos novos de valor.
O núcleo fundador do “Grupo Vida Nova” é formado por Antenor Ferreira Lima, Mané Galileu, Samuel Fernandes de Aguiar, Iracema Mendes Régis, Moacir Alves da Silva, Marco Salles, Aristides Theodoro, Moysés Amaro Dalva e Castelo Hanssen. Todos se cotizam para pagar a edição do primeiro livro, que será ponto de partida para os demais, e ainda contam com o apoio, já prometido, do Prefeito Dorival Resende da Silva, do Presidente da Câmara, Alexandre Maciano Ratti, de vereadores, comerciantes e estudantes, que vêem com simpatia a idéia.
O “Vida Nova”, que ainda está em estado de formação, é resultado de tentativas diversas, e seus elementos, na grande maioria, são participantes dos Encontros de Poetas de Mauá (EPOM), participaram do Colégio Brasileiro de Poetas, da “TEMUSIA”(*) – Teatro – Música – Poesia, do “Teco – Teatro da Comunidade”, e de muitos outros movimentos culturais de Mauá.

(*) O Livro passou a chamar-se “10 Poetas em Busca de Um Leitor”, com a entrada de Derci Miranda Gomes no Grupo.
(**) TEMUSIA – foi, a princípio, composto por algumas pessoas que faziam uma espécie de teatro musical em Mauá e que mais tarde dera vez ao TECO – Teatro da Comunidade, fundado pelo professor Luiz Roberto Alves, nos anos 70.

Lançamento do Colégio Brasileiro de Poetas

O Colégio Brasileiro de Poetas lançará o seu segundo livro, “Revoada de Pássaros Negros”, no próximo dia 16 de novembro, no salão nobre da Biblioteca Municipal de Mauá.
O livro apresenta capa com desenho do pintor mauaense Luiz Boralli, prefácio de Aristides Theodoro e poemas de seus mais destacados membros.

A Voz de Mauá


Revoada de Pássaros Negros
- Vários Autores (Colégio Brasileiro de Poetas) -

De repente, em meio à selva de letras, a poesia ressurge, maior, para se firmar entre os leitores. E os poetas reaparecem com força, sensibilidade, para dar vida à poesia. Foi, realmente, para a crítica e para os leitores, uma surpresa agradável o aparecimento de “Revoada de Pássaros Negros”, reunindo poetas do ABC, com a chancela do Colégio Brasileiro de Poetas.
O livro, no seu todo, é excelente. Lógico que um ou outro autor se destaca dos demais, caso de Aristides Theodoro um poeta que tem muito a dizer, e, Castelo Hanssen. Mas vale a pena ler Moacir Alves da Silva, Antenor Ferreira Lima, Dirceu Hanssen, Samuel Fernandes de Aguiar, Léa Aparecida de Oliveira, Nair Hiioko Kuroda, J. Ramos, Mané Galileu, Iracema M. Régis, Verônica Bezerra de Souza, Alípio de Melo Pereira e Vicente Mariano.

Diário do Grande ABC, 4/1/81

Dez Poetas Lançaram seu Livro

“A Poesia é necessária. Mas tem que falar para o povo, vir do dia-a-dia de todos nós”. Essas, em síntese, foram as palavras do poeta, cronista e político Gióia Júnior, ao paraninfar, domingo, o lançamento do livro “10 Poetas em Busca de Um Leitor”, do Colégio Brasileiro de Poetas, feito na Biblioteca Municipal de Mauá. Gióia Júnior foi muito feliz ao falar sobre a poesia e a necessidade que a humanidade tem, hoje, de arte e inspiração. Suas palavras, evocando passagens e versos dos mais conhecidos poetas brasileiros e mundiais, foram muito interessantes.
Os trabalhos foram apresentados por Nelson Rodrigues, com a participação ativa do diretor José Valdemir Barbosa, da Educação e Cultura, que aproveitou o ensejo para lançar a primeira Seção Litero- musical do ano. Os poetas Roque Luzzi, Alípio de Melo Pereira, Alberto dos Santos, Josias Ramos, além de representantes da Academia Brasileira de Poesia estiveram entre os convidados, prestigiando o Colégio Brasileiro de Poetas, formado por Moysés Amaro Dalva, Aristides Theodoro, Moacir Alves da Silva, Castelo Hanssen, Iracema M. Régis, Antenor Ferreira Lima, Samuel Fernandes de Aguiar, Marco Salles, Derci Miranda Gomes e Edson Lopes da Costa. Com exceção do prefeito Dorival Resende da Silva e do deputado Gióia Júnior, que foi paraninfo. Nenhum político compareceu ao acontecimento, que teve início às 14h00 (uma hora de atraso), e durou pouco mais de uma hora. O anfiteatro da Biblioteca foi totalmente tomado pelo público, formado principalmente por representantes de entidades artísticas e culturais de Mauá e de São Paulo...
Falou em nome do Colégio Brasileiro de Poetas, Moysés Amaro Dalva, frisando que o grupo é independente, pois se formou na praça 22 de novembro, sem apoio oficial. Gióia Júnior lembrou que, como dizia Castro Alves, a “Praça é do Povo”, e José Valdemir Barbosa revelou seu orgulho de Mauá enfrentar todas as dificuldades para lançar um livro, recordando que, grande parte desses jovens, foram seus alunos. O ex-vice prefeito Guilherme Primo Vidotto preparou uma poesia em homenagem aos dez poetas e Gióia Júnior; porém, não foi incluída na programação.
A parte musical do programa, organizada por José Valdemir Barbosa, esteve a cargo da Orquestra de Câmara de Mário Fuzzo, Coral Imaculada Conceição e Banda Infanto-Juvenil de Rudge- Ramos, São Bernardo do Campo. Representantes do Colégio Brasileiro de Poetas interpretaram os poemas “Quero Cantar o Sertão” de Moacir Alves da Silva, “Virgínia”, de Mané Galileu, e “Balde de Lixo”, de Moysés Amaro Dalva. Após a tarde de autógrafos, a festa encerrou-se, com um coquetel oferecido aos convidados.

A Voz de Mauá

Recital do Colégio Brasileiro de Poetas

No próximo domingo, às 16 horas, o Colégio Brasileiro de Poetas promove o seu costumeiro recital de poesias na Casa da Cultura e Museu Barão de Mauá, localizado à Av Getúlio Vargas, 276, em Mauá. O encontro é aberto a toda população e principalmente aos amantes da poesia.

A Voz de Mauá


Poetas

O Colégio Brasileiro de Poetas, órgão radicado em Mauá, que luta para manter a Poesia viva e atuante na região, na tentativa de dinamizar a arte poética, convida a todos os amantes das letras para um novo recital de Poesias, que se realizará no dia 29 (domingo próximo), às 16h00, no auditório do anfiteatro da Prefeitura de Mauá. Os interessados em declamar seus versos deverão levar duas cópias e se inscreverem no local, onde serão lidos e discutidos os trabalhos.
Lembrem-se de que a “poesia é libertação”, como queria Goethe.

A Voz de Mauá


* * *

participe da Comunidade literária Estórias de CURIAPEBA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40605150
-
Veja o Blog com algumas das Estórias de CURIAPEBA
http://estoriasdecuriapeba.blogspot.com/

Nenhum comentário: