quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O País de Curiapeba

O País de Curiapeba

Prefácio de Enéas Athanázio escrito para o livro “Estórias de Curiapeba”, de Aristides Theodoro, publicado dentro da Coleção Prosas, da Alpharrabio Edições, 1996 – Santo André

Neste punhado de causos, Aristides Theodoro movimenta Curiapeba, fictícia cidade do Sertão, à qual deu vida, rudimento de história, habitantes curiosos e até geografia, com mapa pontilhado de acidentes. A força de sua imaginação fez dela um autêntico “País”, a exemplo de tantos outros reais, como o célebre “País de Caruaru”, pintado por Nelson Barbalho em livro muito conhecido.
Aí ele ambienta suas estórias, tão coerentes com o meio que parecem narrativas de fatos verdadeiros, como, aliás, prefere chamá-los. Seus personagens, quase sempre portadores de nomes longos e arrevesados, usados na íntegra no trato diário (como também é comum no sertão), se movimentam com tranqüilidade, num ambiente que é o seu, revelando que a vida sertaneja ainda palpita com força na alma do autor. São figuras tão convincentes, que às vezes, até revelam alguns traços de sua genealogia, fixando-as melhor ainda à terra. Falam com naturalidade, usando palavras pitorescas e expressões locais típicas, criativas e precisas como costumam ser nas diversas linguagens regionais usadas no Brasil. É admirável como esses termos designam com exatidão os fatos e os apelidos aplicados captam o que a pessoa tem de mais característico.
Escrevendo numa linguagem livre e largada, como quem conta os seus causos numa roda de ouvintes, o autor assume a postura do contador de histórias. Sabe descrever as situações, retratar as figuras, criar o clima. Sabe, acima de tudo, preparar as situações para os desfechos inesperados, apanhando o leitor de surpresa, uma surpresa boa. Sem falar no humor desabusado que permeia os causos, mesmo aqueles de conotações mais trágicas.
As narrativas de Aristides Theodoro são fortes e agradáveis, recompensando fartamente os momentos consumidos em sua leitura.

Enéas Athanázio



* * *

participe da Comunidade literária Estórias de CURIAPEBA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40605150
-
Veja o Blog com algumas das Estórias de CURIAPEBA
http://estoriasdecuriapeba.blogspot.com/

Um comentário:

Edson Bueno de Camargo disse...

“Curiapeba passa a ser a oitava cidade do Grande ABC, mesmo estando no Nordeste brasileiro - ou seria o Nordeste brasileiro anexado pelos lados do Corumbê, ou Jardim Zaíra?”

Ademir Medici – Coluna Memória – Diário do Grande ABC – 29/06/2009