quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Um poeminha Sacana

Um poeminha Sacana

O Nordestino é um forte” e Aristides Theodoro não foge à regra. Mas além de ser forte é um apaixonado. Apaixonado por São Paulo, pela vida, pelo mundo, como fica bem claro em “O Poeta Passeia por São Paulo num Sábado à Tarde” (1991). E aqui vem Theodoro outra vez a nos encantar com seu “Poeminha Sem Realismo para Ruth” (1993). Esse “Poeminha”, como o próprio autor o chama, é na verdade uma elegia aos grandes homens de nossos e outros tempos e à mulher amada.
O que mais me chamou a atenção nesse poema é que Théo descreve uma mulher e passeia por seu corpo, lindamente. E através desse gesto e artifício vai nos revelando sua alma de bon vivant. Tudo o que tem de melhor na vida está em seu poema. A melhor música erudita, a melhor música popular, o grande pintor, o maior escritor, o melhor poeta e por aí vai. Tudo isso embalado por um lindo corpo de mulher. Quando abordei meu ponto de vista a esse respeito, o autor disse que não conseguia ver assim. Então lhe apontei ponto por ponto. Théo abre o livro com uma mulher. Don’Ana, o título tem o nome de mulher, Ruth, e fecha com uma mulher, Iracema. E vai passeando galantemente pelo corpo da mulher amada.
Théo ainda fala da Madeleine de Proust, do perfume das “tetas poluídas da Garota de Ipanema”... “ as nádegas rosadas e pedregosas de Olinda” (sic) e de muitas outras. Em todas as páginas, Theodoro cita algo referente à mulher; imagine, até a lua menstrua!... E você não vê mulher em seu poema, Théo?
Mas Aristides Theodoro é assim mesmo e carrega em seu coração a humildade dos que são grandes. Tanto é assim que intitulou essa linda elegia de “Poeminha”. Seu nome só poderia estar nesse livro mesmo, ombreando-se com os grandes homens.

Gisleine Caron
Jornal da Manhã, 18/02/93



* * *

participe da Comunidade literária Estórias de CURIAPEBA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40605150
-
Veja o Blog com algumas das Estórias de CURIAPEBA
http://estoriasdecuriapeba.blogspot.com/

Nenhum comentário: